
O exercício de manter os dois pés em cima do cavalo, com a perna em abdução é interessante para o equilíbrio, consciência corporal e segurança. Ele é melhor realizado quando o praticante estiver utilizando a manta de equoterapia, porque com a sela o movimento seria desconfortável.
No início pode-se solicitar que o praticante mantenha as mãos seguras na alça da manta pedagógica e, conforme o grau de dificuldade, pode-se solicitar manter as mãos sobre os joelhos. O tempo de permanência na posição também deve ser controlado, aumentando conforme a facilidade.
Este exercício embora eficiente, tem um grau de dificuldade grande. Crianças tem uma flexibilidade corporal maior do que os adultos e, esta particularidade deve ser considerada. A flexão do quadril com a abdução é um mecanismo que facilita lesão na articulação, sendo assim, é importante avaliação do praticante para prescrever ou não este exercício.
Durante o exercício é importante manter o cavalo ao passo lento porque o praticante fica em uma posição de instabilidade.
Um abraço ♥Ω
Silvana Gabriel Quintino Rodrigues