Desenho de uma praticante de Equoterapia montada um cavalo e no fundo árvores, cerca, nuvens, sol e pássaros.

A importância do silêncio na Equoterapia

Desenho de uma praticante de Equoterapia montada um cavalo e no fundo árvores, cerca, nuvens, sol e pássaros. Olá, amigos!!!! Alguns de vocês devem estar curiosos por que um texto sobre a importância do silêncio foi colocado na categoria Exercícios do Equoideias? 

Sim, porque o silêncio precisa ser exercitado e a Equoterapia é uma prática que favorece este exercício.

Silenciar a comunicação verbal e ouvir os sons da natureza é um exercício riquíssimo para melhorar a ansiedade, acalmar a mente, melhorar a qualidade da respiração, concentrar-se no próprio corpo e ligar-se à natureza.

O Equoterapeuta precisa apropriar-se do silêncio durante algum momento da sessão para permitir ao praticante experimentar um momento que em muitos outros locais de terapia não é possível.

Ouvir o som do passo do cavalo, do vento, dos pássaros, das folhas nas árvores…sentir o ar mais puro, o cheiro específico do animal, o cheiro de alguma árvore ou planta…e sentir-se vivo, respirando em harmonia com o movimento do conjunto, animal e praticante, tudo isso é possível quando o caminhar fica silenciado.

É preciso o cuidado atento do Equoterapeuta, porque muitas vezes o silêncio pode causar um efeito negativo no praticante, como constrangimento ou indiferença. Então, é fundamental prestar atenção na sua linguagem corporal e interromper suavemente o silêncio quando necessário.

O profissional pode sugerir este tempo ao praticante iniciando o silêncio por alguns segundos, principalmente nos casos de hiperatividade, e aumentando conforme a evolução da qualidade do silêncio que o praticante consegue sustentar.

Bom, acredito que justifiquei porque a importância do silêncio está na categoria exercício para sessão de Equoterapia, risos!!! Espero que tenham sucesso no desenvolvimento de cada praticante.

Um grande abraço ΩΩ

Silvana Gabriel Quintino Rodrigues