
Este exercício é bastante parecido com o exercício do abraço, que já foi postado aqui.
A diferença deste exercício é que o praticante estará sentado de costas para o cavalo.
O movimento é dar um longo abraço no animal, proporcionando um relaxamento em toda a extensão da coluna, principalmente, a região cervical.
A experiência do abraço ser invertido permite o desenvolvimento da noção tempo/espaço, conhecimento corporal e melhora o equilíbrio.
Esta atividade pode ser realizada quando o praticante já está na posição de costas realizando outro exercício.
É muito importante lembrar que alguns casos, principalmente quando o praticante sofre com labirintite este exercício não é indicado, pois pode causar desconforto e tontura.
Quando o praticante demonstra medo e insegurança, também é melhor não fazê-lo mudar de posição, pois a sensação do movimento do abraço invertido é bastante instável.
Minha sugestão é que o equoterapeuta experimente o exercício com o seu próprio corpo, para ter noção do esforço e dificuldade. Sentir o movimento auxilia na hora de preparar as sessões de Equoterapia.
Um outro aspecto que precisa ser lembrado é que o cavalo precisa ACEITAR o movimento. Nem todos os animais permitem que o praticante faça o abraço invertido. Claro que não será com o praticante na sessão que o cavalo será testado né…o equitador tem a função de orientar o equoterapeuta sobre as particularidades de cada animal e treinar/aquecer o cavalo antes das sessões, para evitar sustos.
Um grande abraço Ω♥Ω
Silvana Gabriel Quintino Rodrigues