Exercícios tradicionais queridinhos da Equoterapia

Olá! Na postagem de hoje trago os três exercícios tradicionais queridinhos da Equoterapia. Isso mesmo, todos os profissionais da área conhecem os movimentos do avião, navio e foguete nas sessões de Equoterapia.

No entanto, a postagem foi solicitação de uma leitora do site equoideias que utiliza as ilustrações como uma ferramenta visual para os praticantes  compreenderem o movimento com mais clareza.

Fico honrada em saber que minhas ilustrações contribuem com o trabalho de muitas pessoas.

Mas vamos lá…

No exercício do avião, o praticante faz abdução dos membros superiores até a altura dos ombros. A posição é mantida por alguns segundos, conforme cada indicação avaliada pelo profissional responsável.

No exercício do navio, os membros superiores são estendidos para frente do corpo do praticante, também na altura dos ombros. Novamente,a posição é mantida conforme o indicado.

No exercício do foguete, os membros superiores são elevados acima da cabeça. A posição também será mantida por alguns segundos.

Nos três exercícios é importante observar a simetria entres os dois lados e o tempo de execução de cada movimento que precisa estar de acordo com a capacidade física do praticante para não causar fadiga muscular.

Em alguns casos, para melhorar o equilíbrio, o praticante poderá realizar o movimento com os pés fora dos estribos.

São movimentos excelentes para trabalhar a lateralidade, o equilíbrio, a coordenação motora, o fortalecimento muscular, o alongamento muscular e também a imaginação da imitação dos meios de locomoção.

A equoideia aqui é imprimir os desenhos para apresentar aos praticantes quando solicitados os movimentos.

Um enorme abraço,

Silvana Gabriel Quintino RodriguesΩ

 

 

 

Publicidade