É comum na televisão ou internet pessoas andando a cavalo acreditando estarem fazendo Equoterapia. Mas então, Equoterapia é andar a cavalo?
Equoterapia não é simplista. Colocar uma pessoa em tratamento em cima do cavalo sem o conhecimento necessário, pode acarretar prejuízos para o praticante.
Para ser Equoterapia é preciso uma equipe multidisciplinar, um cavalo que atenda todas as exigências do método, uma estrutura preparada para receber o praticante e proporcionar segurança e, MUITO conhecimento sobre as especificidades do tratamento.
Não basta montar e sair andando…Como todo tratamento seguro, são realizados exames, avaliações, traçados objetivos e desenvolvido dentro das normas legais.
Até a rotina de preparação do praticante para a montaria, a utilização dos equipamentos de segurança, o treinamento do cavalo, tudo precisa estar alinhado e dentro dos estudos do método.
É importante ficar atento para não expor pessoas à riscos e, consequentemente, sofrer as punições dos conselhos profissionais.
Vamos buscar conhecimento e fazer direito, para valorizar a área e conquistar a confiança de quem precisa do tratamento. No site Equoideias é possível encontrar muitas informações sobre Equoterapia, acompanhe!
Um carinhoso abraço e fica o recado!
Silvana Gabriel Quintino Rodrigues♥Ω